Sejam bem vidos

Aqui você vai ficar bem informado com o que aconteçe em xinguara e região.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Araguaína 0 x 1 Paysandu – Papão estreia com boa vitória na Série C!


Araguaína, TO, 18 (AFI) – O Paysandu estreou com vitória no Campeonato Brasileiro da Série C. Na noite desta segunda-feira, o time paraenese venceu o Araguaína-TO, por 1 a 0, fora de casa, no Estádio Mirandão, pelo Grupo A, no encerramento da primeira rodada. O único gol do jogo foi assinalado por Fábio, em cobrança de pênalti, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Assim, o Papão da Curuzu soma três pontos, assim como o Águia de Marabá, que também estreou com vitória de 1 a 0, mas diante do Luverdense-MT. Por outro lado, o Araguaína não soma pontos no Grupo A. O quinto integrante do grupo é o Rio Branco-AC, que vai estrear somente na próxima semana.
Papão em vantagem!O primeiro tempo teve o Paysandu ligeiramente melhor. Em um jogo truncado, o árbitro teve que administrar mostrando cinco cartões amarelos ainda na primeira etapa, bastante para os padrões do futebol brasileiro, mas que pela vontade dos times em buscar a vitória se fez necessário para conter os ânimos acirrados.
Mesmo como visitante, o Papão da Curuzu teve a primeira chance de gol aos 15 minutos. Robinho passou por dois jogadores do Tourão do Norte e chutou forte, mas mandou pela linha de fundo. No lance seguinte, o Araguaína respondeu com perigo. Anderson Marabá aproveitou o cruzamento e cabeceou firme, mas o goleiro Alexandre Fávaro fez boa defesa.
Querendo o gol, o Paysandu ameaçou aos 17. Sidny cobrou falta com força e obrigou o goleiro Jamilton a fazer grande defesa. Com maior presença no campo de ataque, o time paraense esteve próximo do gol aos 32, quando Rafeel Oliveira chutou de longe e o goleiro Jamilton novamente fez a defesa.

Ladrão e receptadores são presos em Mãe do Ri

Divulgação
Antonio Marivaldo de Araújo Oliveira, Cleyton Souza e Raimundo Adelino arrombaram uma casa e levaram computador, televisão e máquina fotográfica digital
    Antonio Marivaldo de Araújo Oliveira, 26 anos, foi preso no último domingo no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, um dia após ter arrombado a casa de Selma Suely Costa Paiva, localizada no mesmo município, e de lá levado um computador, uma televisão, uma máquina fotográfica digital e outros objetos de menor valor. A Polícia Civil recuperou os pertences roubados e os devolveu para a dona.
    O delegado Alexandre Calvinho conta que a vítima – Suely Costa Paiva – procurou a delegacia municipal para registrar a ocorrência. Após o registro, a autoridade policial determinou que os investigadores Leônidas, Naná e Roque fizessem diligências para capturar o autor do fato.
    “As diligências indicaram o ladrão, Antonio Marivaldo. Ele confessou o furto em interrogatório, o que levou os policiais ao bar de Raimundo Adelino da Silva, onde os objetos furtados foram encontrados”, conta o delegado. Segundo ele, Antonio Marivaldo deixou os objetos no bar para que fossem comercializados.
    No bar, os policiais perceberam que entre os objetos não estava o televisor. “A televisão foi encontrada com Cleyton Souza dos Santos, escondida nos fundos de sua casa, enrolada em um saco plástico”, relata Alexandre Calvinho. Por conta disso, Clayton Souza e Raimundo Adelino foram autuados por receptação e Antonio Marivaldo por furto qualificado.
    Aycha Nunes - Polícia Civil

    sexta-feira, 8 de julho de 2011

    Chegou em xinguara

                   
                                                Xinguara agora conta Com JA Publicidade Volante

    quarta-feira, 6 de julho de 2011

    Nilson Chaves visita Redenção


    O presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves , Nilson Chaves e a diretora de Integração Cultural Lucinha Bastos estiveram visitando o município de Redenção na segunda e terça-feira. A convite do prefeito Wagner Fontes, Nilson Chaves, que é um nome reconhecido na Cultura paraense, veio com o propósito de participar da inauguração da Biblioteca Pública Municipal que teve o apoio da Fundação Tancredo Neves.  Acompanhado ainda de uma equipe de funcionários da Fundação, o presidente aproveitou  a visita para obter informações sobre a cultura da região e visitar alguns lugares tradicionais do município de Redenção. Durante uma conversa com o prefeito Wagner Fontes, Nilson Chaves, tomou conhecimento de alguns projetos que o gestor municipal esta realizando em Redenção. Na companhia de todo seu secretariado o prefeito Wagner Fontes, exibiu alguns projetos culturais que serão implantados no município e solicitou apoio técnico e financeiro para alguns que em breve se tornarão do conhecimento da população. Para a imprensa Nilson Chaves, disse que ficou impressionado com a cidade de Redenção, com a padronização das praças e calçadas que estão sendo construídas na cidade, e com as montanhas e serras que cercam a cidade. ‘’Atraves de alguns projetos que estão sendo executados em Redenção, percebi que aqui as coisas estão sendo feitas de forma correta, por isso parabenizo Wagner  prefeito de Redenção por essa iniciativa, disse Chaves.  ’’ A inauguração da Biblioteca Municipal. 
    Fonte: Carajás noticias

    Prefeitura de Redenção vai entregar 500 casas populares

    A Prefeitura Municipal de Redenção está construído 500 Casas Populares que logo em breve serão entregues a moradores que não tem casa para morar.
    A obra orçada no valor de R$ 14.945.968, 88 faz parte de um projeto do Governo Federal que lançou o programa “Minha Casa Minha Vida” para beneficiar aqueles que possuem renda de até três salários mínimos e ainda tem uma habitação própria. As 500 casas destinadas para o município de Redenção que estão em fase se acabamento, estão sendo construídas no loteamento Jardim América II, no Setor Santos Dumont.
    O local onde as casas estão sendo construídas, possui energia elétrica, canalização, bueiros, arborização e facilidade no acesso. Esses pontos tornam o local em um lugar tranquilo e seguro. Modernas e muito aconchegantes, as casas populares possuem sala, quarto, cozinha, banheiro e lavanderia, oferecendo conforto e tranquilidade aos moradores. Além de estar localizada as proximidades de uma rodovia importante e, nas proximidades do Quartel do Corpo de Bombeiros, Supermercados, Farmácias, Posto de Saúde e outros órgãos importantes da cidade.
    O Programa Minha Casa Minha Vida é mais uma conquista do governo Wagner Fontes, que canalizou investimentos para o município de Redenção, no sentido de oferecer um lugar digno de morar para aqueles que um dia sonharam em possuir a casa própria.
     
    Fonte: Redação Folha

    Lixão prejudica a saúde e negócios em Canaã dos Carajás

    Enquanto muitos ao redor do mundo lucram com resíduos produzidos em residências, no comércio e na industria Canaã dos Carajás vive à margem do desenvolvimento sustentável e tem no lixo um problema.
    Este é o segundo lixão de Canaã dos Carajás, o primeiro era no local onde hoje se localiza o bairro Novo Brasil que após ser ocupado por populares teve que ser transferido para outro local.
    Visitei na manha de sexta-feira, 24, o atual lixo e logo ao chegar fui surpreendido por uma manada de cavalos que comiam do lixo. Aparentemente eram animais usados por carroceiros que após se contaminar com os resíduos circulam pela cidade podendo levar as mais diversas zoonoses para a população.
    Em um canto um cenário intrigante, uma montanha de cabeças e outras partes de bovinos que, segundo um homem aparentando 40 anos que estava no local, é queimado e o osso vendido para a fabricação de adubos e utensílios. Várias valas estão abertas próximo dos resíduos que queimam sem parar; estas valas, segundo os trabalhadores do local, são usadas para enterrar os resíduos quando seu acumulo se torna grande. Mas é exatamente a queima destes resíduos que facilita ainda mais a propagação dos males existentes no local.
    Crianças e adolescentes também puderam ser visto no local revirando o lixo em busca, principalmente, de latinhas de alumínio para apurar uns trocados.
    Um problema silencioso - Avaliado a qualidade do ar e o acúmulo dos resíduos não segregados no Lixão de Canaã dos Carajás detalha-se o resultado na combustão entre os resíduos inertes e os perigosos. Se observa no local resíduos orgânicos como, por exemplo, restos de cadáveres de animais e de alimentos .
    Nesta época do ano devido o clima estar muito seco e a temperatura em escala anual crescente, verifica-se que o aumento da combustão destes resíduos não segregados o que provoca a geração em alta escala de gás metano, fruto do efeito estufa cuja reação visível deste gás nos seres humanos é de irritação e manchas na pele, irritação ocular e nos sistemas respiratório e digestivo e com o passar do tempo e em combinação com outros gases também produzidos no lixão, estes sintomas podem se transformar em câncer.
    De acordo com os parâmetros do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) um volume de 20% de emissão de gases tóxicos, afeta a população de uma cidade com cerca de 180 mil habitantes, o que explica o motivo que misteriosamente muita gente em Canaã dos CAraj´s sofra de viroses mutagênicas proporcionada por esta concentração de gases.
    Meio Ambiente – Procurei o Secretário Municipal de Meio Ambiente, popularmente conhecido como Carlinhos da Vicinal 20; ao indagá-lo a construção de um aterro sanitário ele disse que várias áreas foram estudadas e uma aprovada e adquirida onde será construída, segundo ele, o aterro sanitário.
    Carlinhos mensurou que a área mede cerca de 10 alqueires e localiza-se a mais ou menos oito quilômetros do centro de Canaã dos Carajás.
    O lixo é enterrado em valas
    Preocupação – A população em torno do lixão vive preocupada com a situação e sentem as conseqüências físicas e financeiras. Exemplo claro é um loteamento próximo ao local que não teve interessados em adquirir os terrenos para não ter conviver com a segurança sanitária.
    Osni Vieira, diretor da empresa Visatec, disse ser aquele um velho problema vivido pelos canaenses, e avalia que não é um problema de solução tão cara. “Falta vontade política, preocupação com o bem da população”, lamenta Osni.
    Outro empresário que falou sobre o assunto foi Raimundo Maia, popularmente conhecido como Maia do Loteamento, que deixa visível sua preocupação em provocar o poder público para que se atente para o problema: “Os gestores não tomam a iniciativa em fazer obras desta natureza pelo simples fato de que o retorno é demorado. Só depois de cerca de 10 anos depois é que se começa a colher os frutos de um aterro sanitário, refletido em pessoas mais saudáveisi”, explica Maia.
    Procurado o MP (Ministério Público) de Canaã dos Carajás disse saber do problema, mas espera uma denúncia formal para proceder uma ação contra o poder executivo do município de Canaã dos Carajás.
      

    Banpará reduz taxa de juros em empréstimo a servidores



    Eunice Pinto/ Ag. Pará
    O presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim Costa, diz que a meta da instituição é ampliar o atendimento para mais 28 municípios.
      Desde o dia 1º deste mês os cerca de 100 mil servidores públicos estaduais contam com a redução nas taxas de juros cobradas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). As tarifas de empréstimos consignados, que antes variavam de 1,8% a 3,6%, com o prazo de apenas 72 dias, agora variam de 1,5% a 1,8% ao mês, com prazos de até 100 meses para o pagamento.
      O presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim Costa, explica que o banco pratica taxas competitivas em relação aos demais bancos e em alguns casos, segundo ele, elas ficam abaixo das praticadas pela concorrência. “Reduzimos nossas taxas de juros e ampliamos os prazos para o empréstimo consignado a servidores do Estado”, ressalta.
      Prestes a completar 50 anos de existência, o Banpará anuncia outras medidas, como as novas linhas de crédito. “Teremos foco especial no público de Pessoa Jurídica, com linhas específicas. Deveremos inaugurar em Belém, também para esse público, uma agência personalizada para atendimento exclusivo desses clientes".
      Todas essas ações ocorrerão simultaneamente ao plano de expansão do Banco. “Pretendemos expandir nosso campo de atuação, levando nosso atendimento para pelo menos mais 28 municípios onde ainda não estamos presentes, contribuindo, desta forma, para inclusão bancária da população do Estado e democratizando o crédito”, garante o presidente.
      Portabilidade - Apesar de estar prevista para janeiro de 2012, na prática a portabilidade foi antecipada, uma vez que foi concedida a outros Bancos a possibilidade de ofertar empréstimo consignado aos funcionários públicos do poder executivo. “Diante disso iremos acelerar o aprimoramento de nossos processos internos, atualizando nossos produtos e serviços, visando torná-los mais atrativos. Priorizaremos a qualidade do atendimento e reforçaremos a imagem do Banpará como um banco genuinamente paraense, que gera renda e reverte seu lucro em prol do estado do Pará”, finaliza o presidente do Banpará.
      Bruna Campos - Secom

      Entraves burocráticos na Agehab impedem a construção de quadra de esportes na Escola Estadual Odilon José de Oliveira


      Vista da rua e parte da praça onde são aplicadas as aulas de Educação Física aos alunos e alunas da Escola Estadual Odilon José de Oliveira.
      Quem caminha pela manhã em dias letivos na Vila Itajubá II  pode perceber a movimentação de crianças matriculadas na Escola Estadual Odilon José de Oliveira recebendo aulas de Educação Física em locais impróprios, a saber, nas praças e nas ruas. Tal procedimento se deve à insensibilidade do Governo Estadual em não construir uma quadra de esportes no interior da referida escola. Sendo que existe local definido para tal. 
      A construção da referida quadra de esportes na Escola Odilon José de Oliveira vem sendo promessa de campanha desde os finais da década de 1990. E, no entanto, até os dias de hoje tal promessa não se efetivou; apesar da incansável e histórica luta - ao longo destes 12 anos - da Diretora daquela escola Tânia Aládio Zarémare Lopes, por exemplo, em tentar conseguir a construção da referida quadra de esportes. No ano de 1999, ao assumir pela primeira vez a direção da escola, protocolou junto a Secretaria de Educação um processo para a construção da mesma. No entanto, estes possuem como argumento que a construção só poderá ocorrer com a doação do terreno ao Estado. O terreno pertenceu à Prefeitura de Iporá que passou à COHAB e agora está com a AGEHAB. E a Agehab, por sua vez, tem seus entraves burocráticos que impedem que a construção da quadra de esportes avance.


      Área disponível, onde a quadra de esportes deveria ser construída. Tânia Aládio Z Lopes alerta que esta questão deveria ser vista com maior carinho uma vez que, são 243 alunos e alunas que correm risco de sofrer algum acidente de trânsito durante as aulas de Educação Física. 
      Em 18 de dezembro de 2000 conseguiu finalmente a autorização da AGEHAB para realizar a doação ao Estado, mas este processo parou, foi arquivado e permanece arquivado devido à saída e entrada de funcionários nestes órgãos; de maneira que estes não se interessam em efetuar a doação ao Governo do Estado. Dada a necessidade, a disponibilidade do terreno; a diretora afirma que tal obstáculo não se justifica.
      Neste ano de 2011 ela entrou novamente com o pedido e o processo voltou novamente, solicitando a ela que adicionasse no referido processo uma lei que elimina a necessidade de doação de imóveis entre órgãos do governo sejam estes para construção ou reforma, passando a construção a ocorrer desta forma, de maneira automática. O que ocorre é que, ao procurar auxílio sobre o texto desta lei; ninguém pode informar, alegando desconhecimento da mesma.
      Ao longo destes anos a Diretora entrou em contato com deputados, vereadores, com a própria Secretaria de Educação por meio dos vários secretários que por lá passaram e, junto à diretoria da AGEHAB sem obter nenhum resultado. Atualmente uma cópia do processo está nas mãos do vereador Wesley Barros na esperança que este entre em contato com algum Deputado e consiga resolver a situação.
      Tânia Lopes alerta que esta questão deveria ser vista com maior carinho uma vez que, são 243 alunos e alunas que correm risco de sofrer algum acidente de trânsito durante as aulas de Educação Física e que, portanto, correm risco de vida. (João Batista da Silva Oliveira)  
      Fonte: Oeste goiano

      terça-feira, 5 de julho de 2011

      Plebiscito do Carajas e Tapajos será vototado em todo estado

       Durante a sessão de quinta-feira (30), do Tribunal Superior Eleitoral, os ministros do TSE , decidiram que  no dia 11 de dezembro toda população do estado do Pará será consultada através de plebiscito se ela é contra ou favor da criação dos Estados Tapajós e Carajás. A eleição será realizada no domingo (11),  e esta marcada para iniciar as 8h e finalizar as 17 hs. 
      Na mesma sessão, os ministros definiram as perguntas que os eleitores terão que responder sobre a divisão. 
      Serão duas perguntas que os eleitores terão que responder .
      1 – Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
      2 – Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
      Para que os eleitores participem do processo de votação do plebiscito, é necessário que ele esteja em dias com a justiça eleitoral. Quem ainda não regularizou sua situação com a justiça eleitoral, terá ate o dia 11 de setembro, fazer isso.    
      O calendário autoriza a propaganda sobre o plebiscito a partir do dia 13 de setembro, inclusive na internet e com alto falantes e amplificadores de som. Também a partir desta data as pesquisas de opinião pública relativas ao plebiscito deverão ser registradas no TRE-PA. Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão, a ser transmitida apenas para o Estado do Pará, terá início no dia 11 de novembro, 30 dias antes do plebiscito.
      O Comitê Pró-Carajás impetrará Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no STF contra regras do TSE, para plebiscito sobre divisão do Pará. O Comitê não aceita a decisão do TSE de realizar o plebiscito em todo o Estado.

      Fonte: Carajás noticias

      Pará na liderança mineral com o cobre

                                    Pará na liderança mineral com o cobre (Foto: Agência Vale)
      Além das cinco grandes jazidas confirmadas na região no sul do Pará, uma das quais já em produção e as demais com entrada em operação prevista para até 2015, a Vale S.A. descobriu outros três grandes depósitos de cobre na província mineral de Carajás. Como as pesquisas estão hoje fortemente concentradas naquela região, que ainda é considerada pouco conhecida do ponto de vista geológico, a companhia trabalha ainda com a perspectiva de novas descobertas, envolvendo não apenas cobre, mas contemplando também a possibilidade de outros minérios.
      A informação foi dada ontem, em Belém, pelo presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Eugênio Victorasso. Ele participou, pela manhã, de um café de trabalho com a imprensa da capital para apresentação, em conjunto com o Ibram - Instituto Brasileiro de Mineração-, da segunda edição do Balanço Mineral do Pará, publicação anual que contém os principais indicadores do setor. Do encontro, participaram também representantes das empresas que integram o Simineral – Alcoa, Mineração Caraíba, Cadam, Mineração Rio do Norte, Imerys, PPSA, Vale e Mineração Buritirama.
      Eugênio Victorasso informou que a visão global da Vale tem como meta alcançar, até 2017, a produção anual de um milhão de toneladas de cobre contido, em suas diversas minas dentro do Brasil e também no exterior. Desse total, conforme frisou, a maior parte será produzida no Pará, com um volume que ele estimou de 600 mil a 700 mil toneladas, no mínimo.
      O presidente do Simineral, que é também gerente geral da Vale, revelou que os três novos projetos em pesquisa pela mineradora na região de Carajás são Paulo Afonso, Furnas e Polo, este último no município de Parauapebas e os dois primeiros na divisa de Parauapebas com Marabá, ocupando áreas pertencentes aos dois municípios. “São três projetos de pesquisa que certamente vão se confirmar como grandes depósitos”, acrescentou.
      A primeira mina de cobre implantada no Pará foi a do Sossego, em Canaã do Carajás. Inaugurada no dia 2 de julho de 2004 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela produz atualmente cerca de 120 mil toneladas de cobre contido. Localizada no município de Marabá, a mina do Salobo, por enquanto a maior de todas, deverá entrar em operação no final deste ano. Ela será implantada em três fases, cada uma com capacidade de produção para 100 mil toneladas. A ideia é que a mina possa alcançar, no máximo até 2017, sua produção plena, de 300 mil toneladas.
      De acordo com Eugênio Victorasso, a Vale começa a implantar ainda este ano a mina de cobre do Cristalino, no município de Curionópolis. A previsão é de que ela possa entrar em operação no final de 2013 ou início de 2014, com produção anual em torno de 90 a 100 mil toneladas.
      O projeto seguinte será provavelmente o do Alemão, em Parauapebas, onde a Vale explorou, na década de 1990, a mina de ouro do Igarapé Bahia. Ao contrário dos outros empreendimentos de cobre projetados pela empresa na região de Carajás, todos com minas a céu aberto, o Alemão será explorado por mina subterrânea e deverá produzir 80 mil toneladas de cobre contido por ano.
      Também em processo de licenciamento, o quinto empreendimento de cobre a ser implantado pela Vale é o do 118, em Canaã do Carajás, a uma pequena distância do Sossego. Com características singulares, conforme frisou Eugênio Victorasso, o 118 comportará dois projetos distintos. O primeiro, com mina de cobre oxidado a céu aberto, para a produção de anodo. No segundo projeto, a Vale vai extrair o cobre sulfetado com a operação de uma mina subterrânea.
      BALANÇO
      As projeções para o setor mineral no Pará e no Brasil, a partir de minas já em produção e de depósitos em estudo, estão no “Balanço Mineral do Pará”, estudo apresentado ontem em Belém pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, o Simineral.
      MINAS DE COBRE IMPLANTADAS NO PARÁ
      Mina do Sossego: Canaã dos Carajás (desde 2004) Produção de 120 mil toneladas de cobre contido
      Mina do Salobo: Marabá Começa a operar no final desde ano, com previsão de produção de 300 mil toneladas até 2017.
      PROJETOS EM PESQUISA NA REGIÃO DE CARAJÁS
      - Paulo Afonso e Furnas, ambos na divisa de Parauapebas com Marabá
      - Polo, no município de Parauapebas
      PROJETOS EM IMPLANTAÇÃO
      Mina do Cristalino: Curionópolis Previsão de operação até 2014, com produção de 100 mil toneladas Mina do Alemão: Parauapebas Perspectiva de produção de 80 mil toneladas
      Mina 118: Canaã do Carajás Vai explorar cobre sulfetado. (Diário do Pará)

      PM tira mais uma arma das ruas de Curionópolis

      A polícia de Curionópolis, mesmo combatendo todo tipo de crime, não está sendo suficiente. Um tipo de crime, que é o porte ilegal de armas, está se espalhando naquele município. Várias pessoas já foram presas nesse ato. Encontra-se à disposição da justiça, na Delegacia de Polícia Civil de Curionópolis, Ubiratan da Silva, o “Bira”, como é conhecido no município.
      Ele foi preso na noite do último sábado, dia 21, por volta das 23h, em um local conhecido como “Caldo do Bida”, em operação realizada pela Polícia Militar, que no momento, realizava rondas na cidade.
      Ao abordar o “Bira”, perceberam que o mesmo portava uma arma, dando voz de prisão ao indivíduo. Com ele, foi encontrado um revolver calibre 38, com numeração raspada e seis cápsulas intactas. O fato de a arma estar com a numeração raspada, agrava bastante a situação de “Bira” com a polícia, pois isso demonstra que não tinha boas intenções e assim, foi conduzido à seccional de polícia civil onde foi apresentado pela guarnição da Policia Militar, composta pelos cabos Rodrigues e Pinto e o soldado Macedo e agora responderá pelo crime de porte ilegal de arma, previsto no artigo 14 da Lei 10.826/2006 e, se condenado, poderá ficar na cadeia de três a seis anos, além de multa.
      No momento da prisão, a guarnição da PM dava suporte a conselheiros tutelares que faziam ronda, realizando blitzes em locais de festas. Esse continua também sendo outro problema que atinge o município; menores com consumo de bebidas alcoólicas e prostituição infanto-juvenil, mas os conselheiros tutelares estão rotineiramente fazendo um trabalho pra que se resolva o problema.

      Vem aí o V Festival de Música de Parauapebas

      A prefeitura municipal de Parauapebas, por meio da secretaria municipal de cultura (SECULT) realizará o V Festival de música de Parauapebas (FEMPA). O evento será realizado na Praça de Eventos nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2011 e poderão participar compositores e intérpretes de todo o território nacional, que tenham nacionalidade brasileira.
      O objetivo do festival que este ano entra para sua quinta edição visa fortalecer o intercâmbio cultural, bem como valorizar e incentivar a criação musical da região e oportunizar visibilidade a novos talentos, além de despertar o interesse da população por músicas, artistas regionais e, também, destacar a importância da música como fonte de renda, cultura e lazer.
      O período das inscrições vai de 1° de junho a 08 de agosto do corrente ano e de acordo com o regulamento, que já está disponível no site: www.fempa.com.br , a(s) música(s) inscrita(s) deverá (ão) ser gravada(s) em CD, no mesmo tom em que será apresentada e pelo(s) mesmo(s) interprete(s) inscrito(s), acompanhada de pelo menos, um instrumento de harmonia, precedida do nome da mesma, citadas em voz clara e pausada. Qualquer irregularidade, ou mesmo má qualidade do CD poderá desclassificar a música.
      Cada música inscrita deverá ser inédita e original, entendendo-se por inédita aquela que nunca tenha sido inscrita ou premiada em outros festivais, editada, gravada e/ou comercializada em fita K7, CD, DVD e/ou veiculada em quaisquer meios de comunicação. E por original, música (letra e melodia) que não contenha plágios, adaptações ou citações poéticas e musicais de outra já existente. “Basicamente a gente permanece com o mesmo regulamento, havendo só um reforço na questão das irregularidades e a gente está trazendo este ano mais um ponto de incentivo, que é uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para as vinte e quatro músicas classificadas”, explica a coordenadora do festival, Cláudia Ivo.
      Ainda de acordo com Claudinha, a expectativa é de que o FEMPA 2011 supere as edições anteriores, visto que a cada ano aumenta o número de candidatos, bem como o nível das músicas concorrentes. “Tenho certeza que este ano o Festival terá mais participantes, com mais peso e a gente espera transformar esse evento num grande festival realmente”, frisou.
      O V Fempa terá as seguintes etapas:
      Período: 01 de junho a 08 de agosto de 2011.
      Seleção Preliminar/Triagem – Período: 13 e 14 de agosto de 2011: participarão todas as músicas regularmente inscritas;
      Divulgação dos Classificados – 17 de agosto de 2011.
      Ensaios – 05 a 07 de setembro de 2011.
      Eliminatórias – Período: 08 e 09 de setembro de 2011: participarão as músicas selecionadas na triagem;
      Final – Período: 10 de setembro de 2011: participarão as músicas classificadas nas eliminatórias.
      Na triagem serão selecionadas 24 (vinte e quatro) músicas que participarão das eliminatórias. Será garantida cota mínima de 50%, para artistas do município de Parauapebas.

      A premiação do V FEMPA atenderá à seguinte gradação:
      • 1º lugar: R$ 7.000,00 (sete mil reais) e troféu.
      • 2º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e troféu.
      • 3º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e troféu.
      • Melhor Letra: R$ 2.000,00(dois mil reais) e troféu.
      • Melhor Interprete: R$ 2.000,00(dois mil reais) e troféu.
      Prêmio Extra
      • Voz do Povo: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e troféu.
      • Prata da Casa: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e troféu.
      O critério de avaliação da premiação extra, intitulada “A Voz do Povo”, se dará por voto popular, sendo que os participantes serão somente os classificados para final.
      O critério de avaliação da premiação extra, intitulada “Prata da Casa”, se dará pelas notas atribuídas pelos jurados. O concorrente de Parauapebas que tiver melhor pontuação no decorrer do festival será o vencedor da premiação extra.
      Maiores informações pelo telefone (94) 3346-1358 ou no site: www.fempa.com.br

      segunda-feira, 4 de julho de 2011

      Política - O Brasil não é homofóbico, esclarece Magno Malta sobre motivos para que PL 122 seja arquivada

      Em entrevista ao Congresso em Foco o parlamentar comenta sobre a violência contra os homossexuais e sobre o que aconteceria se tal projeto fosse aprovado
      Em entrevista ao Congresso em Foco, o senador Magno Malta explicou seus motivos para agir contra o Projeto de Lei 122 e também deixou claro que ele só disse que iria renunciar caso o projeto fosse aprovado porque tem certeza de que a pauta não será aprovada, já que a maioria dos parlamentares da Comissão de Direitos Humanos é contra esse projeto.
      O senador que é evangélico também comentou que encontrou o deputado federal Jean Wyllys no elevador e o convidou para uma conversa (que ainda não aconteceu). Magno Malta está disposto a, juntamente com ele, discutir um novo texto para barrar a homofobia.
      “Um texto para dar satisfação ou descarga na consciência, porque a Constituição já diz que nós somos iguais. Então nós vamos criar um texto para dizer de novo que nós somos iguais, que o respeito dado ao índio, ao negro, ao judeu é o mesmo que tem de ser dado ao homossexual?” disse o senador.
      Confira a entrevista na íntegra:
      Congresso em Foco – O senhor chegou a dizer que renunciaria ao mandato caso fosse aprovado o projeto que torna crime a homofobia. A promessa continua de pé?
      Magno Malta – O que eu quis dizer foi o seguinte: eu tento tanta certeza de que ele [o projeto] não vai ser [aprovado], que eu disse que renunciaria. Muitos eleitores, e mesmo pessoas da imprensa, deram publicidade a essa minha fala em outro contexto. No dia em que os hackers invadiram a página da presidenta Dilma, naquela madrugada também houve uma invasão à minha página, inclusive colocando a “digital” na invasão, porque citavam exatamente elementos para o que o PL 122 fosse aprovado, para que eu renunciasse. Estão tentando transformar isso numa luta entre evangélicos e homossexuais. E não é. Eu, que presido a Frente Parlamentar da Família, sei que tem pessoas de segmentos religiosos diversos, gente que não professa fé nenhuma, que pensa da mesma forma. E que fazem parte da Frente, e somos maioria absoluta na Comissão de Direitos Humanos. Qualquer coisa que vier [a favor do projeto], certamente não terá sucesso.
      Mas quando a senadora Marta Suplicy fala que o projeto pode voltar à estaca zero, isso não significaria uma recuo na luta contra o preconceito?
      Esse número [PL] 122 é podre. Não aprovaremos nada com esse número. Eu encontrei esse rapaz, o [deputado] Jean [Willys]. Estávamos eu ele e o ascensorista apenas, e eu disse a ele: “Você está falando muita bobagem a meu respeito”. Porque ele dá entrevista dizendo que meu discurso é odioso, que eu disse que todo homossexual é pedófilo. Isso é uma mentira, onde está escrito isso? Eu sempre faço a defesa da opção das pessoas. Eu disse a ele: “Olha, isso [o PL 122] apodreceu. Eu topo conversar com você, no meu gabinete. Vamos discutir um texto novo”. Um texto para dar satisfação ou descarga na consciência, porque a Constituição já diz que nós somos iguais. Então nós vamos criar um texto para dizer de novo que nós somos iguais, que o respeito dado ao índio, ao negro, ao judeu é o mesmo que tem de ser dado ao homossexual? Ou mesmo a um garoto que nasceu com deficiência, um garoto estrábico, que não pode ser zombado na escola? Ora… Então vamos fazer, só para dar descarga na consciência? Vamos fazer. Está na Constituição, são as relações de boa convivência. A nossa dívida constitucional é essa, é respeitar as pessoas, as suas opções. Agora, com a participação de todos os partidos, vamos começar do zero, com novo número. Porque o PL 122 é um defunto, está morto.
      Qual o problema com o número 122?
      Porque é o “PL da Homofobia”, coisa e tal. O Brasil não é homofóbico, esse termo é uma desgraça que criaram. Por exemplo, você chega em casa e vê um casal heterossexual se beijando em baixo de sua janela, você fala e pede: “Amigo, minhas crianças estão aqui”. Se você pedir para um homem e uma mulher, eles não vão pedir para você ser preso. Quer dizer que você pode falar para um casal hetero que se contenha e não pode falar para um casal homossexual? Isso é uma brincadeira!
      Esse é um dos pontos do projeto, deputado. Na sua opinião, qual o pior ponto do PL?
      Todos são muito ruins. Ele tem sutilezas demais. Uma das sutilezas brabas é essa: se você não aceitar a opção sexual de alguém, você comete um crime. Se esse texto for aprovado assim, estão legalizadas também a pedofilia, o sadomasoquismo, a bestialidade da relação com animais, a necrofilia, que é relação sexual com defuntos… Quer dizer, qual a lei que o juiz vai obedecer? Qual será a interpretação dele?
      Mas isso que o senhor está citando é crime …
      A lei maior se sobrepõe à menor. Vai ficar uma dúvida. O advogado do pedófilo vai poder pegar essa lei e alegar que essa é a opção sexual dele, que ele gosta de garoto de 9 anos de idade, de 2 anos. E aí? O juiz vai decidir como, se tem uma lei que diz que se você não respeitar a opção você é que é o criminoso? E o pedófilo deixa de ser criminoso. Olha que troço louco! Por exemplo, uma viúva pode dizer: “Meu defunto vai ficar aqui no prédio, eu quero viver com ele aqui mais dez anos, embalsamado. E o fedor entrando… A viúva pode levar um bode pra dentro do prédio, um jumento, até porque você só comete crime com animais silvestres e exóticos. Bode, jumento não estão nesse meio. Se isso for legalizado, como é que decide o juiz? São sutilezas. E essas pessoas que estão defendendo isso…
      Mas, senador, será que não existe mesmo preconceito? Há, por exemplo, a questão da não contratação de homossexuais só por causa da orientação sexual…
      Esse é outro absurdo. Se você não admitir um homossexual, cinco anos de cadeia. Se você demitir, sete. Se você não alugar seu imóvel, sete também. Dá problema de cadeia.
      O senhor está dizendo que não será admitida a demissão de um homossexual se ele for incompetente?
      Não vai! De jeito nenhum! E outra, se ele colocar o currículo na sua empresa, aí você se lascou. Você vai ter de admitir, se não vão ser sete anos de cadeia. Quer dizer, você pode demitir um negro, um índio, você pode demitir uma pessoa com deficiência. Você pode não alugar seu imóvel para um portador de deficiência que você não vai preso. Segundo o PL 122, se for um homossexual, aí você vai preso. Então, estão criando um império homossexual no Brasil, uma casta diferenciada em detrimento de uma grande maioria que não aceita isso.
      Mas mesmo que o projeto tenha contradições, o senhor não teme que o acirramento dessa discussão possa aumentar os casos de violência contra homossexuais no país?
      Não conheço essa violência que eles falam.
      Mas e os casos registrados na Avenida Paulista, no centro de São Paulo?
      Mas e a Cracolândia? E a Avenida Dom Pedro? E o Glicério, e a Praça da Sé, em São Paulo? Eu conheço a violência contra nordestinos, contra mendigos, contra meninos de rua, contra meninas de rua, que são violentadas, contra viciados. A violência que se faz quando se mata de fome milhares de famílias neste país, que são expostas ao relento. A violência é contra todos! Quem tem coragem de espancar ou matar um homossexual tem coragem de fazer isso com um idoso, um portador de deficiência. Não adianta trazer estatística, porque aí eu vou trazer mais estatísticas de gente que morreu no trânsito, atropelada por ricos. Por políticos bêbados, que se recusam a fazer [teste de] bafômetro]. Agora foi o [ex-deputado federal] Índio da Costa, antes foi o Aécio [Neves, senador], que não têm exemplo nenhum para dar a ninguém – um foi candidato a vice-presidente e o outro, agora, quer ser presidente. E se recusam a fazer bafômetro? E os anônimos, vão cobrar o quê dos anônimos? Então quer dizer que não tem proteção para um indivíduo que ficou tetraplégico porque foi atingido por um indivíduo desse, bêbado, na avenida? Tem proteção pro outro, que, para se proteger, diz que não faz bafômetro. Morre gente no trânsito todo dia, gente fica tetraplégica todo dia. O Brasil é um país violento. O uso e o abuso de drogas, que é o adubo da violência, faz vítimas todos dos dias, e não são homossexuais. É só ver as ocorrências de mortos pelos hospitais e delegacias que você vai ver que 99% são pessoas estavam vindo do trabalho, foram assaltadas, e morreram. Ou o cara que morreu dentro da rave [festa eletrônica], foi assaltar e morreu. Ou o outro que morreu dentro da boca de fumo. Essa história de colocar a violência contra homossexual para criar polêmica, que é um casuísmo muito grande, essa não vale.
      O senhor teme ser comparado com o deputado Jair Bolsonaro?
      Não. Acho que o homem é a sua decisão, é o que ele defende. E cada qual tem o direito de defender o que quer e o que acredita.
      O que o senhor acha do deputado Bolsonaro?
      Eu o respeito, porque ele tem posição. Só não respeito quem não tem posição, quem é camaleão, que fica da cor da situação para tirar proveito. Agora, ele é um sujeito incisivo, duro. Eu não. Eu sempre respeitei os homossexuais. Os homossexuais pagam imposto, trabalham, tem muitos prestando serviços a esse país, e precisam do nosso respeito. Eu trabalho na recuperação de drogados há 30 anos, e está cheio de drogados homossexuais. Eu sempre os recebi. Eu sou presidente de um partido que, em meu estado, tem travesti.
      O senhor acha que homossexualismo é questão de doença?
      Eu não entraria nesse mérito. Eu sei que Deus criou macho e fêmea. Fulana está grávida de um menino ou de uma menina. Você não diz que fulana está grávida de um homossexual, não existe isso! Agora, se o homem, por conta da sua cultura, quer se envolver com outro homem, isso é velho! No capítulo 1º de Romanos, a Bíblia diz o seguinte: “Por que se inflamaram na sua homossexualidade?”. Eu sou um homem cristão, e acredito nos moldes de Deus, macho e fêmea. Eu não acredito [em desvios sexuais], vou lutar até o final. Esse Senado da República não vai criar um terceiro sexo.
      O senhor está certo, então, de que o projeto não será aprovado?
      Completamente certo. Eu estou inclusive propondo banir essas audiências públicas e sugerir que se coloque em votação. Bota pra votar. Vamos enterrar esse defunto de uma vez, jogar terra em cima dele. E, se quiserem, vamos discutir um texto genérico só pra dar satisfação à consciência.
      Então o senhor não vai renunciar…
      De jeito nenhum.

      Fonte: Congresso em Foco

      Assembleia de Deus no Brasil é a maior do mundo

      Com cerca de 22,5 milhões de membros, a Assembleia de Deus no Brasil é hoje a maior denominação pentecostal do mundo. Em segundo lugar está a Coréia do Sul com 3,1 milhões.

      Foi-se o tempo em que a igreja precisou mudar da Rua Figueira de Melo para o Campo de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, porque o salão – um antigo depósito de açúcar – já não comportava as mais de 400 pessoas que assistiam aos cultos, sendo que muitas já os assistiam pelas janelas. E da alegria dos pioneiros quando descobriram que o número de crentes assembleianos no país já superava os 200 mil, conforme anunciava o locutor do Programa A Voz Evangélica das Assembleias de Deus, pastor Francisco Pereira do Nascimento (AD em São Cristóvão).

      Com a estimativa de 22,5 milhões de membros, a Assembleia de Deus no Brasil é hoje a maior denominação pentecostal do mundo. Em segundo lugar está a Coréia do Sul com 3,1 milhões. As Assembleias de Deus no Brasil puxaram o crescimento dos evangélicos no país e, segundo projeções, deverá ultrapassar os 100 milhões em 2020.

      As estimativas apontam ainda mais de 35 mil ministros e mais de 100 mil templos espalhados por todo o Brasil. Na verdade, a Assembleia de Deus está presente até mesmo nos lugares onde as estruturas governamentais não estão.

      Número de membros
      Ao todo, as Assembleias de Deus têm 64 milhões de membros espalhados no mundo e 363.450 ministros, divididos entre 351.645 igrejas e presentes em 217 países. O Brasil lidera essa lista com 22,5 milhões de membros, de acordo com as estimativas da igreja nos EUA. Veja a lista dos países com os maiores números de membros.

      Porcentagem em cada região
      Na América Latina e Caribe, o número de membros chega a 28,8 milhões, o equivalente a 53% do total de assembleianos presentes no planeta. Estes números são ‘puxados’ pelo grande avanço no Brasil, que detém mais de 75% desse total. Veja o número de membros da Assembleia de Deus nas outras regiões do mundo.

      Profecia do crescimento da Igreja e do Brasil
      Em uma entrevista ocorrida em 2 de abril de 1980, o saudoso pastor Rodrigo Silva Santana, reconhecido líder da igreja na Bahia, profetizou ao indicar que a fase difícil que o Brasil atravessava naquela época passaria e o país alcançaria prosperidade se abrisse suas portas à evangelização.

      – “Desta forma se alcançará prosperidade e a pátria será engrandecida e enriquecida”, dissera.

      Foi justamente o que aconteceu. O crescimento do país ocorreu de forma simultânea ao crescimento da Igreja e segundo projeções da Sepal o número de evangélicos deverá chegar a 50% da população brasileira e ultrapassar os 100 milhões em 2020.

      Fonte: Fronteira Final

      Jogador neymar e Dizimista Fiel

      Neymar é dizimista fiel, chega a dar até R$13 mil por mês de dízimo para a Igreja Batista Peniel, informa a revista Veja São Paulo. Desde criança o atacante santista e da seleção brasileira tem a prática de honrar a Deus através dos dízimos. Quando criança colaborava com R$ 10 ou R$ 20 mensalmente, conforme lembra Newton Lobato, pastor da igreja.
      Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
      “Ele é generoso, começou a ser dizimista ainda criança. Contribuía com 10 ou 20 reais. Agora, a mãe dele entrega um envelope em seu nome, que varia entre 12.000 e 13.000 reais por mês. O Neymar tem reconhecido a influência de Deus sobre o seu talento”, disse o pastor.
      Entre contratos publicitários e o ordenado do Santos, Neymar recebe cerca de R$ 600 mil e o clube ainda busca mais patrocinadores para elevar o salário. Assediado por diversos clubes europeus, o atacante tem multa rescisória estipulada em 45 milhões de euros (cerca de R$ 103 milhões). O poderoso Real Madrid, da Espanha, é o principal interessado em seu futebol.

      Corpo de Itamar Franco chega a Belo Horizonte

      O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco chegou ao aeroporto de Belo Horizonte (MG) nesta segunda-feira (4), por volta das 10h30. A urna é recepcionada por 16 militares da Aeronáutica e colocada num carro do Corpo de Bombeiros, saindo em cortejo pelas ruas da capital mineira. O caminhão é o mesmo empregado no traslado dos corpos do presidente Tancredo Neves e do vice-presidente José Alencar. O Palácio da Liberdade ficará aberto para a despedida da população.

      Uma fila de pouco mais de 20 pessoas foi formada em frente à sede do governo à espera do corpo do senador eleito pelo PPS de Minas.
      No primeiro lugar da fila aguardando para se despedir do senador, está o também Itamar, de sobrenome Condé, policial militar reformado, 48 anos, admirador do homônimo. Ele chegou às 6h com medo de enfrentar uma longa espera, como aconteceu quando compareceu ao velório de José Alencar. Junto a ele estava o cabo da reserva Francisco Gianquinto, que carregava inclusive uma foto com o ex-presidente.



      domingo, 3 de julho de 2011

      Brasil X Venezuela




      A seleção brasileira empatou com a Venezuela na estreia da Copa América, por 0 a 0, na primeira partida oficial sob comando de Mano Menezes Realizada neste domingo dia (3).

      Cantora Karina tavares

      Foi neste sábado dia (2) o lançamento do primeiro cd da cantora karina Tavares com o tema: terra fértil na igreja Cristã renovada de xinguara.
      O publico marcou presença e foi uma noite de muito louvor e adoração com varias autoridades da cidade.

      O jornal xinguara na net parabeniza a cantora karina tavares por este grande lançamento.

      Xinguara vai ganhar mais um meio de comunicação Volante.

      Vem ai em xinguara JA Publicidades Volante
      Xinguara vai ganhar mas um meio de comunicação volante para divulgar as empresas da cidade com um preço já mais visto na cidade e uma qualidade sem comparação.
      Galinhada em pro do professor marinaldo
       Acontecera Neste domingo (3), a partir das 10h, no Bambuzinho, uma galinhada beneficente em pro do professor Marinaldo. os ingresso estarão custando apenas 5 reais, e haverá um bingo beneficente cm ingressos a 5 reais. desde ja os organizadores da galinhada Convida toda a população de xinguara para ajudar a conseguir fundos para as despesas de tratamento de saúde do professor Marinaldo.   
      E o jornal Xinguara na net estara la com certeza marcando presença.

      sábado, 2 de julho de 2011

      Morre ex-presidente Itamar franco

      HISTÓRIA -  Itamar nasceu a bordo de um navio e foi registrado em Salvador, na Bahia. Órfão de pai, que morreu de malária antes do nascimento de Itamar, o ex-presidente teve uma infância pobre em Juiz de Fora, Minas Gerais. Formou-se nessa cidade, em 1945, em engenharia e eletrotécnica.

      Ingressou na política pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Elegeu-se prefeito de Juiz de Fora em 1966 e 1972. Foi senador por Minas Gerais em 1974 e 1982, já pelo PMDB.

      Quatro anos depois, em 1986, Itamar migrou para o PL, após divergências com o diretório mineiro do PMDB. Ele chegou a concorrer ao governo de Minas, mas perdeu a disputa para a antiga legenda.

      Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura militar, Itamar foi eleito vice-presidente do Brasil pelo PRN, na chapa Collor.

      A coalizão de partidos foi uma marca forte do governo Itamar. Havia uma grande preocupação de garantir a governabilidade e a estabilidade democrática após o impeachment de seu antecessor.

      Além da criação do Plano Real, Itamar foi responsável pela aprovação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), que depois, em 1996, passou a se chamar Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

      Ainda em seu governo, em 1993, foi realizado um plebiscito que confirmou o regime republicano e o sistema presidencialista como forma e sistema de governo no Brasil.

      Fonte: Daniel Guedes
      luto

      Morre Itamar Franco

      Foto: Agência Brasil


      Acaba de morrer em São Paulo o ex-presidente e senador Itamar Franco, aos 81 anos, em São Paulo. Itamar Augusto Cauteiro Franco nasceu em 28 de junho de 1930. Era senador pelo PPS por Minas Gerais. Foi eleito com 5.125.455 votos. Seu primeiro suplente é José Perrela de Oliveira Costa.

      Itamar descobriu este ano uma leucemia e estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dias estava se tratando uma pneumonia.

      O corpo do ex-presidente será levado para Juiz de Fora apenas neste domingo (3).  Na segunda-feira (4), será feito um outro velório em Belo Horizonte. De acordo com o senador Aécio Neves (PSDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) ofereceu o Palácio do Planalto, em Brasília, para o velório, mas a família do político recusou. A cerimônia de cremação deve acontecer na segunda-feira, na capital mineira.

      Itamar foi presidente da República entre 29 de dezembro de 1992 e 1º de janeiro de 1995, totalizando dois anos, três meses e 29 dias de governo. Era vice de Fernando Collor, que sofreu impeachment. A principal marca de seu governo foi a implantação do Plano Real, em 1º de julho de 1994. O sucesso foi tamanho que na eleição seguinte, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, foi eleito presidente.

      Fax 2011

      Agenda dos shows da Fax 2011  Feira agropécuaria de xinguara